UtupiAR: é urgente!

sexta-feira, abril 28, 2006

30 de Março – quinta-feira

Fui a uma reunião especial para voluntários da SOS Racismo Catalunha (www.sosracisme.org). Fui um bocado com o pé atrás, confesso, já que tinha visto um anúncio deles a pedir voluntários num site na Internet, enviei e-mail, e não me responderam. Nem sequer me avisaram desta reunião, tive conhecimento dela porque, por acaso, recolhi um boletim mensal da associação.

Cheguei um pouco atrasada (porque perdi-me de bicicleta) e estavam 2 pessoas na reunião, que era de facto especial para voluntários, onde uma senhora explicava (em castelhano!) um pouco da associação e os vários projectos existentes.

A SOS Racismo nasceu na Catalunha em 1989, tendo agora grupos espalhados por todo o país. Antes de mais, é necessário compreender que esta associação compreende racismo como qualquer tipo de discriminação baseado em qualquer característica da pessoa como cor, género, religião...

O seu trabalho divide-se em duas vertentes: denúncia e sensibilização (fez-me lembrar a campanha do eco-consumidor do GAIA). Sobre a primeira, têm uma oficina de denúncia que funciona de segunda a quinta no horário das 16h às 19h, na qual trabalha um educador social (confirmar), juntamente com um advogado, que “recebem” todo o tipo de denúncias de discriminação. Dependendo do grau e tipo de discriminação sofrida, fazem mediação, aconselham acompanhamento psicológico, ou ajudam a procurar emprego, ou reencaminham para outros serviços mais indicados. Trabalham também muito em equipa, por exemplo, se se trata de uma discriminação laboral, sabem que podem contar com a ajuda dos sindicatos.

Cada ano (em Março) apresentam uma memória da oficina de denúncias (cuja senhora nos mostrou), que é dividido em temas. Em Abril apresentam um relatório anual (em formato de livro) comparando as várias memóridas descritivas de todos os grupos SOS racismo de Espanha, dando uma imagem assim da situação em todo o país. É publicado em várias línguas, para mais pessoas terem acesso. Lembro-me que a SOS Racismo portuguesa também publica algo do género.

Aliás, mal cheguei, tirei a dúvida que tinha sobre a SOS Racismo pertencer a uma rede europeia, já que em Portugal há uma associação com o mesmo nome. Não pertence a nenhuma rede europeia, pelo menos a SOS Racismo espanhola.

Paralelamente à denúncia do racismo através das memórias, têm campanhas de comunicação e sensibilização em relação a este tema.

Uma das campanhas é contra o racismo social, e envolve uma exposição audiovisual (com videos, fotografias, texto), um concurso de fotografia, um manifesto, e uma página web (www.prouracismo.org). É pena que a exposição não esteja de momento em Barcelona, pois depois da descrição entusiasmada da senhora, fiquei com vontade de a ver. A minha ideia é perceber-me até que ponto esses materiais (a exposição e campanha em si) podem ser usados (com umas pequenas adaptações) em Portugal.

Outra das campanha é a campanhas pelo direito ao voto dos imigrantes. É que em Espanha, os americanos passado dois anos de cá residirem, podem ter nacionalidade espanhola e votar, outros países como Inglaterra, Holanda, passado 5 anos, a maioria dos restantes apenas passado 10 anos. No bairro do Raval, por ex., a maioria das pessoas (cerca de 70%) são imigrantes e não podem votar na sua própria freguesia, o que faz com que os eleitos o sejam por uma minoria. Esta campanha ainda não foi iniciado sendo a sua inauguração para breve.

Há ainda a campanha “Filhos Imigrantes”, já iniciada o ano passado, quando organizaram um grande encontro no Verão com diferentes organizações internacionais que trabalham o tema. Este ano, a ideia é de uma Escola de Verão aberta a todos, mas gostavam que tivesse uma forte participação de ONG’s criadas por filhos de emigrantes.

Na manga, há uma campanha sobre racismo e desporto, onde pretendem criar uma claque contra o racismo no Barça.

Transversal às campanhas têm o boletim “colors” que editam cada mês, com várias noticias, com um testemunho da oficina de denúncia e outros artigos de interesse.

Existem também os grupos de trabalham temático, que se dedicam a estudar e investigar algo em especifico como racismo e habitação, racismo e mulheres...

Parece-me que a SOS Racismo é uma associação bastante activa e com projectos interessantes, sendo assim uma boa associação para futuros estágios no nosso curso. Eu cá, vou ajudar-lhes a estabelecer contactos com algumas associações em Portugal que trabalham com imigrantes por causa de do tal projecto da Escola de Verão. Por isso, se souberem de alguma, comuniquem-me (sem ser a SOS Racismo portuguesa, porque aí já tenho contactos).

De seguida fui com a Ana e Helena mais uma vez ao centro cívico de Drassanes ver a última peça do ciclo de teatro de marionetas. Infelizmente, não achei nada de especial.

Ainda por cima, perdi o meu cachecol azul que gostava tanto por aí algures no dia de hoje...



">
(<$BlogItemCommentCount$>) comments