UtupiAR: é urgente!

sexta-feira, abril 28, 2006

28 de Março - terça-feira

Hoje fui dar um passeio com a Marlene pelo bairro. Fomos ao mercado Hostafrancs para vermos uma exposição sobre as mulheres do mercado em tempos antigos, organizada, claro está, no seguimento do dia da Mulher trabalhadora. Queríamos comprar umas alcachofras para experimentar, que se comem muito aqui e nunca experimentamos (eu sei que experimentei uma vez num restaurante vegetariano mas já não me lembro...) e como só queríamos duas (estávamos com medo que não gostássemos) o senhor vendedor até nos ofereceu! Depois voltamos lá para umas tangerinas e quase não as pesou e levou-nos mesmo pouco dinheiro pelas ditas cujas! Não sei se parecia que éramos pobres ou algo do género, ou se simpatizou connosco ou se é simpático por Natureza. De qualquer forma, o senhor velhinho era uma simpatia. Assim como muitas pessoas que encontro aqui a trabalhar no Comércio.

Mesmo em cima do mercado havia algo que nos chamou a atenção pois era uma cooperativa de produtos educativos. Fomos ver e parecia um supermercado de jogos de tabuleiro, material de trabalhos manuais, livros na área da educação, psicologia, animação de grupos... Claro que escusado será dizer que perdemos lá meia tarde! Pena os livros serem tão caros! Ficamos foi entusiasmadas foi com os livros de trabalhos manuais e “memorizamos” umas ideias!

Contudo, o sol ainda brilhava lá fora, e fomos procurar uns centros sociais que tinha apontado no meu bloquinho que eram nessa zona. Primeiro identifiquei a Cooperativa Germinal, que só abre às quintas (pelo que então não foi desta que visitei). De seguida encontramos o Centro Social de Sants, com uma grande montra virada para a rua onde poderíamos ver vários cartazes, dentro fez-me lembrar uma sala das finanças ou algo do género. É que o hall tinha uns sofás e cadeiras ou bancos em formato de “L” e ao fundo via-se uma espécie de balcão corrido, com 3 pessoas do outro lado a trabalhar ao computador ou à volta de papelada. Como pareciam ocupados não fizemos perguntas, também porque não tínhamos nada preparado.

Por último visitamos Can Vies, uma okupa que também é centro social, onde já várias tive conhecimento de actividades que lá se iriam realizar. Entramos apenas na parte de baixo, que penso ser a de acesso ao público, que funciona como uma espécie de bar. Parecia um armazém, assim um pouco para o escuro e com um cheiro não muito agradável. Vimos os panfletos que estavam em duas estantes e demos uma olhadela nos cartazes e viemos embora.

Pelo caminho também passamos por outra okupa! Não me lembro se já referi que Sants é um bairro bastante activo no que toca a okupação e que há cerca de 40 casas okupadas. Um pormenor interessante que demonstra de certa forma a coesão do movimento é que há um calendário chamado “Usurpa” que está à porta de todas as okupas, no exterior, de forma a que qualquer pessoa que passe na rua tenha acesso (até na okupa ao lado da nossa casa há). Esse calendário (o Usurpa), que é semanal, tem no seu lado esquerdo uma coluna com o nome e endereço de todas as CSO (Centro Social Okupado) e outros locais/colectivos com uma filosofia não muito diferente das CSO e do lado direito várias colunas com os dias e todas as actividades e eventos durante essa semana em cada lugar.

Mudando de assunto, hoje soube que já tenho o que fazer nas férias de Verão! Uma parte das férias, pelo menos. É que um projecto de uma associação da Bélgica no qual o GAIA também se envolveu, foi aprovado. Podem ir 4 pessoas do GAIA. Acho que vou. É sobre uma campanha contra armamento nuclear chamada qualquer coisa como “presidentes da câmara pela paz” cuja a tal associação na Bélgica dinamizou, e que segundo me parece conseguiu que alguns presidentes de câmara declarasse o seu município livre de armas nucleares e a favor da paz.

O projecto em si é um intercâmbio (através do programa Juventude) que envolve 15 países europeus e 45 pessoas no total. Do programa fazem parte uma visita ao Museu da Paz em Ypres, biketour desde essa cidade até à capital, com paragens em 3 cidades diferentes da Bélgica (uma biketour a sério, bem organizada, eheh, com ciclovias, por isso família, não se assustem!), visita à NATO de Bruxelas, workshops armas nucleares e sobre a campanha, actividades interculturais, visitas “turísticas”...

É de 31 de Julho até 10 de Agosto! Só tenho de pagar 30% da viagem. O resto da viagem, a alimentação, o alojamento está incluído. Acho que é uma boa oportunidade e já estou ansiosa!

">
(<$BlogItemCommentCount$>) comments