UtupiAR: é urgente!

sexta-feira, abril 28, 2006

17 de Março - sexta-feira


Hoje a tarde foi passada na biblioteca a pesquisar informação.


À noite saí com a Marlene, com as outras portuguesas, com o J. (o tal meu amigo catalão), com um amigo dele e com umas raparigas lituanas do Hospitality Club que estavam
hospedadas na casa dele.

Primeiro fomos ver o que se passava na Rambla do Raval por causa do Botellón. É incrível como os meios de comunicação movem massas. Em Sevilha uma mensagem convocando um “Macrobotellón” para celebrar o fim dos exames correu rapidamente e foi tanta a gente que apareceu no local que a polícia não conseguiu impedir a festa. Depois do “alarido” nos meios de comunicação (a minha mãe disse-me que viu em Portugal na Tv e tudo!), Sevilha convoca outro Macrobotellón para o dia de hoje. Assim também o faz Granada e outras cidades espanholas, e como não podia deixar de ser, Barcelona.

Os objectivos são ao mesmo tempo criticar o preço absurdo das bebidas nos bares (e assim levar as bebidas de casa) e criticar a nova lei de convivência cidadã (que entre outras coisas, como urinar na rua e jogar à bola, proíbe beber na rua em grupo).

Fomos um grupo de cerca de 7 pessoas, e todas as entradas da Rambla do Raval estavam barradas pela polícia, que verificava se não levávamos bebidas connosco. Na Rambla estava muita confusão, muita gente já bêbada, outros a tocar música, e uma personagem completamente bêbada a queimar a sua própria roupa. A policia aproxima-se, alguns tiram objectos não identificados a essa, que também não tem a fama de ser muito pacífica. Aliás, acho que a polícia da Catalunha tem fama de ser das mais repressivas. E como nestas coisas há sempre aqueles que se exaltam e que armam confusão, que muitas vezes acaba mal, lá nos fomos afastando.

Fomos a uns bares engraçados e depois à discoteca do outro fim de semana, onde o português que lá trabalha nos tinha colocado na guest list (e assim não pagamos, já que sair à noite em Barcelona fica caro).

Pelo caminho, por volta das 3h da manhã, nas Ramblas, a confusão da noite do Botellón ainda continuava... Baldes do lixo deitados, entradas do metro destruídas, vidros de estabelecimentos partidos... Mesmo no meio do passeio das Ramblas, em frente à esquadra da policia, sentia-se gás lacrimogéneo (penso eu) e via-se um cordão de policias com o escudo bem visível...


Acabamos a noite já de manhã, na amena cavaqueira pelas ruas de Barcelona com um francês, um rapaz de Maiorca e um catalão. Momento bastante engraçado! O rapaz francês era muito simpático, o catalão era guia turístico e até nos deu o número dele, e o outro parecia um desenho animado, fazia umas expressões tão engraçadas que até lhe aconselhei a fazer teatro!

">
(<$BlogItemCommentCount$>) comments