UtupiAR: é urgente!

segunda-feira, março 13, 2006

27 de Fevereiro - segunda-feira


Hoje fomos a outra biblioteca, à Joan Miró. Fica num jardim. Um jardim que ás 16h da tarde tem pessoas a passear os cães, velhinhos a jogar à malha, crianças a brincar, jovens a conversar... Já lá tínhamos ido uma vez na primeira semana e agora sabemos que fica relativamente perto de casa.

Parece estranho andarmos sempre em bibliotecas. Só que como ainda não temos actividades marcadas com a GATS, a Internet é um meio bastante útil para pesquisarmos informação sobre Barcelona. Eu por exemplo estou à procura de associações ambientais, ou outras associações e colectivos, mas que sejam parecidos com o GAIA, isto é, que tenham uma estrutura horizontal, e com as quais me posso vir a identificar e a querer participar nas reuniões, etc. Estou mesmo com saudades do activismo do Porto. Parece que aqui por haver tanta coisa é difícil achar o que quero!!

Além disso, estamos a escrever bastante, a registar tudo aquilo que observamos, fazemos e sentimos. A Marlene disse no outro dia uma coisa engraçada: que se sentia como uma jornalista ou repórter fotográfica. E é bem verdade, é que andamos sempre de máquina na mão (eu não ando muito, o que é estranho, já que adoro fotografar) e de bloco (isso ando, parece que ando trocada eheh). Mais: recolhemos panfletos em todo o lado, lemos jornais locais, analisamos montras, apontamos dizeres que estão afixados em varandas para depois perguntarmos o que significa, vamos aos mercados, participamos em actividades mesmo que sejam em catalão, vamos a pé para todo o lado (quase todo)... Tudo é motivo de observação, comentário, comparação, análise, registo.. Afinal, é também para isso que estamos cá!

As bibliotecas são espaços agradáveis para passar para o computador aquilo que registei, seja na memória ou no papel.

Mas como hoje já não tinha muito para registar e não conseguia conexão Internet para pesquisar, resolvi ir à procura de mais coisas para observar! Sabia que havia alguns centros cívicos perto portanto fui à procura.

Fui primeiro ao Centro Cívico Hostafrancs, onde o senhor que estava na secretaria parecia não perceber muito sobre o centro. Acho que tem um Casal de Gent Grand (centro de dia de idosos) devido à grande quantidade de idosos que se encontravam numa sala perto. Tem bastantes cursos mas a nova lista ainda não saiu. Da parte de fora do edifício que dava para um parque/jardim (embora não pertença ao centro) viam-se umas salas amplas e com grandes janelas (daquelas que vão desde o chão ao tecto). Uma das salas estava cheia de cavaletes, deve ser a sala das oficinas de pintura e desenho.

De seguida, sem saber, fui parar a um espaço que reconheci. É que uma vez passamos ao longe e perguntamo-nos sobre o que seria. Entrei para ver e é um “Ponto multimédia / Ponto Jovem”. Pelo que me apercebi é um espaço da câmara onde os jovens podem navegar na Internet, tirar fotocopias, realizar trabalhos multimédia, utilizar câmaras de video e material de gravação, etc., mediante uma taxa diária ou mensal. Organizam também oficinas e cursos na área da multimédia e tecnologias.

No caminho do outro Centro Cívico, passei por ruas cujos nomes não me eram estranhos e abri o meu bloco de apontamentos. Uma delas era uma rua onde se situava o Casal Independentista de Sants (que referi anteriormente) mas estava fechado. No entanto, “descobri” uma livraria muito fixe chamada “La cidade invisible” que tinha uma mesa cá fora na entrada com vários panfletos e uma plaquinha a dizer “gratuito”, assim como na parede um calendário semanal com várias actividades e eventos que pareciam assim mais fora do “politicamente correcto”. Escusado será dizer que recolhi alguns panfletos que pareciam interessantes, mas desta vez com atenção redobrada e selecção (primeiro porque não eram muitos, depois porque já estou farta de tanta papelada em casa, e comecei a pensar nos recursos que ando a “gastar”, de certa forma) e passei alguns eventos interessantes para o meu bloco. Ainda que já tivesse conhecimento da maior parte deles, valeu a pena pela novidade de mais um espaço social em Sants: Nou Espai Obert.

Por fim fui ao Centro Cívico Cotxeres de Sants onde fiquei a saber que não é especializado em alguma coisa e que nem sequer tem alguma daquelas valências típicas (lar de idosos... atl...) mas apenas cursos e oficias, e claro, infra-estruturas como auditório, salas de reuniões... Há cursos que até gostava de fazer, como um de danças africanas, só que nos centros cívicos os cursos e costumam ser sempre trimestrais. Ou seja, esta nova época vai começar em Abril e durará até à primeira semana de Junho. Por isso iria perder talvez uma ou duas aulas.

À noite vimos um filme do Almodóvar, e sem legendas, ou seja, foi sempre a ouvir castelhano e a tentar compreender. É uma forma de nos habituarmos à língua.



">
(<$BlogItemCommentCount$>) comments


1 Comments:

Blogger Lampimampi said...

nao imaginas a "inveja" com que fico ao ler estas cenas...

tu aí a descobrir essa cidade linda e eu aqui fechado na escola, a ter de aturar turmas que me deixam os cabelos em pe (sim, as rastas tb ficam em pé...lololol) e lá fora, ainda por cima, está a chover...

Bem, diverte-te por ti e por nós!
;)

Beijinho

11:19 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home