UtupiAR: é urgente!

quinta-feira, março 09, 2006

22 de Fevereiro – quarta-feira


Fomos ao Centro Cultural Riera Blanca (na freguesia ao lado da nossa), que comporta no mesmo edifício um centro cívico e uma biblioteca.

Foi pena o Centro Cívico estar fechado (só abria às 16h) mas acabou por ser um dia produtivo na Internet de outra biblioteca que ainda não conhecíamos.

Comecei logo por pesquisar pela expressão “Can Punxes” (que está escrita numa bandeira na varanda dos nossos vizinhos) e as minhas expectativas confirmaram-se: é uma casa okupada. Segundo o que consegui retirar de uma notícia em catalão, a casa foi okupada por jovens este ano, e embora o proprietário queira despejá-los, os vizinhos estão com eles! E os jovens estão a reabilitar a casa, e pretendem em breve organizar lá actividades.

Sem querer, mas ainda bem, fui parar a uma página sobre a freguesia de Sants (onde moramos) - www.barrisants.org. Acho que é uma página mantida por um colectivo chamado “La Bruxa” que também edita um seminário sobre o bairro e o seu movimento associativo.

Através dessa página fiquei a saber que aqui na zona existe o Casal Independentista de Sants, que segundo uma notícia é um dos espaços mais emblemáticos dos movimentos sociais e do tecido associativo de Sants. Dia 5 de Março é a “Tradicional Calçotada del Casal”, que apenas percebi ser algum evento com produtos da terra a preços populares. Como é perto, devo ir de certeza para ver de que se trata. Há também o “Ateneu Llibertari de Sants” cuja inauguração será dia 26 com apresentação do projecto, xocolatada e recital de poesia.

Em Sants, existe também algo chamado “Can Vies”, que também não percebi exactamente o que é (tenho mesmo que saber o que significa “can”), na/o qual vai haver uma noite feministas de teatro e música dia 4 de Março. É também a sede de pelo menos dois colectivos:

- Colectivus Negres Tempestes”, que curiosamente tinha na página web opção em português para selecção da língua;

- Txinorris – colectivo barcelonés en defensa de nin@s y adolescentes” (www.barrisants.org/txinorris) que reúnem nas 3 primeiras terças de cada mês a partir das 20h;

Sants também tem um Centro Social, do qual faz parte o “colectiu de Migracions de l’assemblea de Barri de Sants”. Quem me dera que todas as freguesias em Portugal tivessem um panorama associativo como este!

Já fora de preocupações geográficas, noutras pesquisas, estive a ver um site de contra-publicidade e anti-consumismo (www.consumehastamorrir.com) e descobri que devem ser de Barcelona pois têm uma exposição aqui num Bar algures. Fui parar também ao site do “El Brot” – associação cultural com diferentes projectos auto-gestionados como bar vegetariano, uma distribuidora de livros, música e biblioteca de movimentos sociais. Gostava de dar lá um saltinho.

Estive também na página da associação ambientalista Ecologistas Em Acção (www.ecologistasenaccion.org/) para tentar saber quando se reúnem e qual a sua sede, para ver se apareço numa das reuniões e começo a colaborar com eles. Curiosamente, a sede é no Centro Cívico Can Rosés (onde já estivemos mas estava fechado).

Enviei também e-mail para massa critica de Barcelona a perguntar quando era a próxima, como posso falar com algum dos participantes e onde se compram bicicletas em 2ª mão.

Começo mesmo a sentir saudades do GAIA e todo o envolvente, das idas às reuniões, dos panfletos feitos à pressa...

Vi também um site que estava num autocolante que trouxe de um centro cívico. É sobre as Mulheres e os Média (www.observatoridelesdones.org), bastante interessante, é um projecto de denúncia de anúncios publicitários sexistas, machistas ou que de forma alguma reflictam violência contra mulheres.

Como num dos panfletos do Ateneu Libertário Nou Barris falava de um concerto solidário para “Setmanaridirecta” (www.setmanaridirecta.info) tentei saber do que se tratava. É um semanário com informação sobre os movimentos sociais de Espanha e de fora. Por falar em seminários é incrível a quantidade de jornais gratuitos que por cá andam. Cada freguesia tem o seu jornal!

Um pequeno aparte: hoje eu e a Marlene resolvemos experimentar fazer fideos, que é uma massa muito fininha e partida aos bocadinhos que os espanhóis usam muito (conhecia-a com amigos de Madrid que conheci na Finlândia) e que fazem um prato assim bastante “cheio” com carnes. Nós fizemos com grão de bico, e ficou muito bom!



">
(<$BlogItemCommentCount$>) comments


2 Comments:

Blogger vera said...

que bom ver o teu entusiasmo e a maneira como absorves tudo o que vês! o GAIA sem ti morre mais um bocadinho... mas cá aguentamos o barco.

beijos

10:35 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

olá,

eu sou galego, estou a viver na rua de vallespir. ah, também estou no Ateneu Llibertari de Sants.

Aqui tens o contacto:

lateneu@barrisants.org

Saude.

9:35 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home