UtupiAR: é urgente!

quinta-feira, março 09, 2006

19 de Fevereiro - Domingo


Ontem à noite lá as convenci a irmos até a um bar com um rapaz do Hospitality Club que antes tinha contacto por causa de alojamento (uma das poucas pessoas que contactado e que respondeu, ainda que negativamente). O rapaz era um bocado chato, mas ainda deu para trocar umas impressões com ele (cuja mãe era colombiana, embora ele fosse catalão) e com os seus amigos colombianos imigrantes em Barcelona, sobre estes dois países.

Hoje acordei primeiro que todas (talvez porque primeiro vim embora no “1º grupo” e depois porque não estava de ressaca) e fui sozinha dar uma volta a pé, pela Cidade Velha e por Barceloneta. Na primeira zona “descobri” uma praça que ainda não conhecia e que passa a estar agora na minha lista de preferidas: a praça das Olivés, com uma árvore em tons de dourado, que protege uma esplanada pequenina e dá sombra a dois prédios de cores quentes.

Sobre Barceloneta, gostei desta área junto ao mar, um bairro típico de pescadores. Mas em vez de casas (confesso que imaginava assim) eram pequenos prédios todos juntos e alinhados numas quantas diagonais. Dá-me um prazer imenso seguir as ruas com o mapa, identificar edifícios, perceber que estou na rua errada e voltar atrás... Parece um filme de suspense, sei que ao virar daquela esquina vou encontrar tal praça, os olhares dividem-se entre o mapa e a rua, entre o chão e os telhados, entre as cores e os sons...

Depois das ruinhas do bairro, cheguei à zona das praias e também me admirei! Estavam cheias, não de pessoas a tomar banho, mas de pessoas sentadas na areia a ler, de grupos a conversar, outros a jogar à bola.... A marginal então, essa é que estava concorrida: uns patinavam, outros andavam de bicicleta, os mais novos de trotinete, os turistas tiravam fotografias, alguns imigrantes alugavam bicicletas... As marginais são sempre concorridas, a ligação que as pessoas têm ao mar é bonita de se ver, nem que seja uma ligação só de gostar de tê-lo por perto!

E hoje estava um sol tão bom!!! No entanto depois quando saímos todas juntas para um voltita “turística por volta das 18h estava mesmo frio, fiquei logo constipada. Estou a ver que o Tempo de Barcelona também não dá para mim. De manhã e de tarde está sempre sol e bom tempo, mas ao fim da tarde fica logo muito frio, daquele frio que dá vontade de usar luvas!



">
(<$BlogItemCommentCount$>) comments